A importância do aprendizado contínuo!

A importância do aprendizado contínuo!

Publicado em 15 de janeiro de 2020

O que é uma informação?
Informação é a interpretação de um conjunto de dados dentro de um contexto. O que a torna um elemento com significado, não apenas para uma pessoa específica, mas também, para grupos diversos.

Ela pode ser acumulada, processada e repassada. Quando a informação é decodificada, ela se torna a base para a construção do conhecimento.

Você sabe o que é conhecimento?
O conhecimento é o conjunto de informações que o indivíduo adquire por meio da sua experiência, aprendizagem, crenças, valores e insights sobre algo no decorrer da sua trajetória.

Você sabia?

A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões.

A ideia de que a educação se encerra ao finalizar os estudos formais é retrógrada, pois o aperfeiçoamento constante amplia as nossas capacidades, além de aprofundar os nossos conhecimentos.

"... estudo de outro professor, Edgar Dale, que, em 1969, por meio de pesquisas, dizia que depois de duas semanas, o cérebro humano lembra 10% do que leu; 20% do que ouviu; 30% do que viu; 50% do que viu e ouviu; 70% do que disse em uma conversa/debate; e 90% do que vivenciou a partir de sua prática. O estudo ficou conhecido pelo nome The cone of learning."

Para século 21, o importante é 'aprender a aprender', pois o mercado de trabalho é competitivo e dinâmico, acumular conhecimento e experiência em áreas diversas só traz benefícios.

Para enfrentar os desafios do século 21 não basta apenas decorar conteúdo. É preciso muito mais! Uma das habilidades necessárias é a de aprender a aprender. Ou seja, de maneira autônoma, você precisa saber não só o que, mas também precisa saber como estudar e aplicar o aprendizado.

Com isso, colocar os conhecimentos em prática também é fundamental para que você possa “testar” tudo o que aprendeu.

“Simone André, gerente-executiva de Educação do Instituto Ayrton Senna, tem um conceito parecido. Para ela, aprender a aprender é “a autonomia do estudante em gerir sua própria aprendizagem”


Dica infalível para estimular o aprendizado contínuo

“Aprender na prática”. Mais do que um clichê amplamente difundido, esta expressão acarreta ganhos reais para as empresas e para o estudante. Pesquisas ao redor do mundo indicam que profissionais bem-sucedidos atribuem a aquisição de suas competências mais às experiências vividas do que aos estudos teóricos.

A importância da prática na carreira motivou a criação do modelo 70-20-10. Concebido na década de 1990 e aprimorado até hoje, ele se tornou uma importante ferramenta para programas de treinamentos corporativos. Seu objetivo é retratar o peso de cada competência na composição das qualidades profissionais. E o resultado é o seguinte:

- 70% dos conhecimentos atribuídos a missões difíceis e desafios profissionais, ou seja, por meio da experiência.

- 20% vindos de colegas e superiores, ou seja, por meio da troca.

- 10% creditados à formação tradicional e leituras, ou seja, por meios formais de aprendizado.
Como se pode notar, a maior relevância dos aprendizados de profissionais bem-sucedidos está relacionada a atividades do dia a dia, como conversar com líderes e colegas de trabalho, entender as dificuldades de cada cliente e implementar projetos desafiadores.

Benefícios na prática

Grandes empresas percebem a eficiência de programas de treinamentos baseados no modelo 70-20-10 e já os incorporaram em seus atividades. Entre elas, estão Nike, Dell, Maersk, Nokia, PWC, Ernest & Young, L´Oréal, American Express, Sony, Walmart e Coca-Cola.
O modelo é eficiente para estimular o autoconhecimento; gestão de mudanças e conflitos; desenvolvimento de competências além do feedback quantitativo; maior transparência na comunicação; preparação das lideranças para um futuro mais sustentável; desenvolvimento de talentos, entre outras possibilidades.

Regra das 5 Horas: desenvolva um estilo de vida de aprendizado contínuo

Quer desenvolver o hábito de aprender? Conheça e aplique a estratégia simples conhecida como Regra das 5 Horas, que era utilizada por Benjamin Franklin para fomentar aprendizagem de qualidade.

Não é mais novidade que se esforçar para aprender continuamente é uma necessidade nos tempos atuais, em que fatos e invenções surgem e mudam com enorme velocidade. É tão importante que faz sentido levar sua rotina com foco na aprendizagem – mais do que na produtividade extrema. Inclusive, esse é o segredo de sucesso de diversas pessoas: reservar um tempo de seu dia exatamente para aprender.

“Benjamin Franklin, deixava livre para aprendizado uma hora de cada dia de sua semana. Nesse tempo, se dedicava a atividades de diversos tipos, desde ler a fazer experimentos e definir metas de desenvolvimento pessoal”.

Benefícios da Regra das 5 Horas

Incluir na rotina a uma hora de aprendizagem prevista pela Regra das 5 Horas tem uma série de benefícios.

1 - Planejar o aprendizado
O tempo para aprender permite pensar cuidadosamente sobre o que, de fato, se quer aprender.

2 - Praticar deliberadamente
Em vez de fazer as coisas automaticamente, ter o momento diário previsto permite aplicar os princípios da prática deliberada para continuar melhorando.

3 - Tempo para refletir
Em uma hora, é possível contemplar um tempo para reflexão,que ajuda a assimilar lições aprendidas e novas ideias.

4 - Resolver problemas
“Quando a maioria das pessoas experimenta problemas durante o dia, elas as varrem para debaixo do tapete, para que possam continuar sua lista de tarefas. A folga cria espaço para resolver pequenos problemas antes que eles se transformem em grandes problemas.”

5 - Experimentar
Por fim, é possível fazer experiências. É uma oportunidade para aprender e testar suas ideias, quaisquer que sejam elas.

Você sabia?

“O autoconhecimento diz respeito ao conhecimento que o indivíduo tem sobre si mesmo. Quando ele desenvolve tal habilidade, consegue identificar suas competências e trabalha seus pontos de melhoria, assim como entende quais são seus medos, limitações e expectativas, fortalecendo sua inteligência emocional, repensando suas atitudes e se adaptando mais facilmente às mudanças”.

Alguns endereços com cursos gratuitos e de ótimo conteúdo

Sebrae: O EAD está de cara nova! São mais de 100 cursos gratuitos, para você aprender quando e onde quiser!
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

O Senai: Oferece mais de 250 cursos de educação profissional a distância, distribuídos em mais de 20 áreas tecnológicas.
https://www.inscricaoonline.net.br/cursos-gratuitos-senai-vagas-abertas-em-fevereiro-2020/

Fundação Bradesco: Cursos gratuitos e 100% on-line em diversas áreas do conhecimento. https://www.ev.org.br/cursos

Alguns endereços bem interessante para leitura

Porque você deve investir em conhecimento
https://www.youtube.com/watch?v=DBWGFVKdYAA

Profissional do Futuro 17 minutos (TED) em português
https://www.youtube.com/watch?v=9G5mS_OKT0A

5 documentários da Netflix que deveriam ser obrigatórios no “currículo”
https://exame.abril.com.br/carreira/5-documentarios-da-netflix-que-deveriam-ser-obrigatorios-no-curriculo/

8 filmes na Netflix com lições importantes para sua carreira
https://universa.uol.com.br/listas/8-filmes-na-netflix-com-licoes-importantes-para-sua-carreira.htm

10 TEDs que irão mudar sua forma de pensar
https://www.linkedin.com/pulse/10-teds-que-irão-mudar-sua-forma-de-pensar-débora-alcântara/?trk=eml-email_feed_ecosystem_digest_01-recommended_articles-5-Unknown&midToken=AQGDwmEMb556lg&fromEmail=fromEmail&ut=1373PyvT8XY8g1

Trello
https://blog.trello.com/br/como-montar-base-conhecimento

Como o blended learning pode turbinar seu treinamento presencial
https://literis.com.br/blog/como-o-blended-learning-pode-turbinar-o-seu-treinamento-presencial/?utm_campaign=fluxo_email_2_-_formatos_de_conteudo&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

5 práticas para garantir sua posição na empresa e crescer mesmo em meio a crise econômica
https://efeito5.us1.list-manage.com/track/click?u=b27a27b1b8abad29c13579ae5&id=7a548818ab&e=44da701a2e

Chega de STRESS! Como orientar o time a cumprir PRAZOS
https://www.youtube.com/watch?v=XoIljkD6OtY

Reflexão final

Estudar Sempre Vale a Pena!


“Nunca a educação foi tão necessária e valorizada como nos dias atuais”. É comum ouvir-se de pessoas com mais idade a expressão: estudar vale a pena! Na verdade, e através dos tempos, sempre valeu a pena estudar.

Algumas frases de pensadores...

“Gostaria de viver para estudar e não de estudar para viver”.
Francis Bacon

“Estudar é polir a pedra preciosa; cultivando o espírito, purificamo-lo”.
Confúcio

“O aprendiz é um mestre em formação”.
Fernanda Simões Rodrigues


#inovação #criatividade #educação #reflexão #apreender #mchincoa #consultoria