A importância do FootPrint, você sabe?
A importância do FootPrint, você sabe?
Publicado em 29 de Junho de 2020
O que é footprint?
“O termo Footprint é originário do conceito Ecological Footprint (ou Pegada ecológica), quando falamos de mudanças climáticas, um dos pontos de maior atenção está na emissão dos gases de efeito estufa (GEE).” Fonte: internet
Footprint na Sustentabilidade?
Olhando por esse viés, podemos considerar a importância do consumo ou uso dos recursos naturais de forma correta.
Principal objetivo é consumir sem desperdícios, uma vez, que os recursos são escassos e temos infelizmente bilhões de pessoas passando fome no mundo neste exato momento.
Alguns anos atrás, não era comum falar que as escolhas de alimentação, transportes ou roupas teriam impacto direto no meio ambiente.
Atualmente essa análise cada dia mais é recomendada e vem gerando uma transformação da população no que diz respeito aos hábitos de consumo.
Você conhecia?
Essa organização https://wwf.panda.org tem informações valiosas sobre esse contexto, não deixe de visitar!
Um pouco de história sobre LEAN que impacta positivamente em seu Footprint.
Filosofia: "Pensar Enxuto" - "Zero desperdício"
LEAN é um conjunto de conceitos, princípios e ferramentas usados para MAXIMIZAR VALOR sob a perspectiva do CLIENTE, consumindo o mínimo de recursos e utilizando ao máximo o conhecimento e a habilidades das PESSOAS envolvidas com o trabalho.
Dica especial:
Curso online gratuíto para te ajudar na implementação do LEAN em seu Negócios - http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/despertando-para-o-lean,9eacb319e3070610VgnVCM1000004c00210aRCRD
Agora vamos falar sobre Footprint no Digital?
“Pegada Digital: sorria, você está sendo filmado e rastreado!”
O conceito de pegada digital diz respeito a todas as informações sobre um ou mais indivíduos que constam na online, ou seja, na internet.
Além disso, a pegada digital acontece de forma passiva, ou seja, sem que o indivíduo tome conhecimento.
Nesse caso, pode ser publicações que terceiros coloquem sobre ele ou informações de acesso à sites, tempo de navegação, termos de busca, entre outros.
Você sabia?
Mundo Digital ... Uma definição simples de digital diz que é um conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, que permitem a distribuição de conteúdos escritos, sonoros ou visuais através da web.
Cuidados com a pegada digital
É importante manter uma imagem positiva sobre sua pegada digital tanto pessoa física ou jurídica, pois hoje é muito comum que, no momento em que se precisa saber mais sobre o indivíduo, pessoas físicas e jurídicas recorram ao Google ou outras plataformas de buscas.
Por isso, recomendo manter alguns cuidados para não ter dores de cabeça:
- Altere as configurações de privacidade das redes sociais para que somente seus amigos tenham acesso ao seu perfil;
- Não faça postagens ou publique fotos que possam se tornar embaraçosas no futuro;
- Evite posicionar-se sobre assuntos polêmicos que não estão alinhados com seus princípios ou com seu negócio;
- Nunca divulgue dados pessoais para estranhos, como e-mail e telephone, mesmo em mensagens privadas;
- Não faça publicações que possam denegrir a imagens de outras pessoas, pois isso pode acabar em um processo judicial;
- Crie e utilize senhas fortes, que possuem numero, letras maiúsculas e minúsculas, caractere especial Exemplo: “2020@MchincoaConsultoria”;
- Procure acessar websites de bancos, lojas, entre outros, que possuem certificações de segurança.
Exemplo de benefícios da pegada digital para você e seu negócio
Hoje em dia, todos devemos cuidar de sua imagem na internet, pois é cada vez mais comum que as organizações e clientes busquem a pegada digital para tomada de decisão em uma contratação de serviços ou mesmo compra de um produto.
A pegada digital pode ser muito benéfica, pois além de mostrar informações profissionais também sugerem como é o perfil do pessoal do indivíduo, de que maneira se posiciona na sociedade e quais as suas preferências.
Isso ajuda, e muito, a saber quem de fato é aquele profissional, empresa e, com isso, se evita contratações equivocadas.
Marketing Digital em 2020: saiba quais são as 6 maiores tendências
1. Uso de chats privados para comunicação;
2. Ampliação do investimento em inteligência artificial;
3. Aumento da personalização da experiência;
4. Valorização da transparência de empresas;
5. Expansão da busca visual;
6. Criação de conteúdos em áudio.