Benchmarking: você já conhece essa poderosa ferramenta na jornada de melhoria contínua?
Benchmarking: você já conhece essa poderosa ferramenta na jornada de melhoria contínua?
Publicado em 14 de junho de 2019
O benchmarking é uma das mais relevantes estratégias para aumentar sua eficiência. Mire nas melhores práticas do mercado e faça a sua empresa crescer mais!
Todos nós sabemos que melhorar, otimizar processos e reduzir custos é o caminho sem volta para se manter competitivo. Somos pressionados todos os dias a encontrar soluções mais ágeis e reduzir custos.
Você sabia?
No Japão, utiliza-se com frequência uma palavra no meio corporativo chamada “dantotsu”, que significa algo como “lutar para se tornar o melhor”. Benchmarking é isso: é encontrar os pontos mais fortes dos melhores do seu segmento, buscando superá-los no dia a dia.
Como exemplo, lembro que tínhamos a missão de mudar a forma de pagamento centralizado no centro custo de TI para o centro de custos das áreas de negócios que utilizavam os serviços de TI.
Iniciamos essa mudança com comunicação e workshops focados no tema e, para a nossa surpresa, tivemos feedbacks negativos dos gestores das áreas de negócios, como os altos valores dos serviços de TI - inclusive fomos questionados sobre isso.
Enfim, ao fazer benchmarking em algumas empresas, chegamos à conclusão que um dos motivos do serviço estar caro era o nível de atendimento solicitado no contrato (SLA). Após a revisão do SLA com base na média de mercado, foi possível reduzir os custos do contrato sem alteração nos serviços de TI.
“Sim estávamos sendo muito exigentes no SLA, sem a devida necessidade”.
Tipos de benchmarking
• Benchmarking interno busca pelas melhores práticas adotadas dentro da própria empresa (filiais-modelo, departamentos que desenvolvem metodologias inovadoras, etc).
• Benchmarking competitivo nesse formato, o foco é na análise minuciosa das práticas da concorrência, visando superá-las. É difícil de ser efetuada, tendo em vista que as empresas não costumam “vazar” seus segredos.
• Benchmarking funcional nesse caso, o que é comparado é o processo de trabalho entre as organizações, ainda que a comparação esteja sendo feita entre organizações de segmentos diferentes.
• Benchmarking de cooperação duas empresas estabelecem uma parceria e compartilham informações sobre os seus processos.
Benefícios diretos do benchmarking
• Melhorar conhecimento dentro do segmento em atuação
• Aprimorar seus processos
• Buscar redução de custos
Porque o benchmarking é importante?
Ele permite enxergar além das próprias limitações, expandir o campo de ideias e encontrar soluções para os desafios de forma mais rápida e eficaz. Mas não são só maravilhas! Vamos ver as vantagens e desvantagens de fazer benchmarking?
Vantagens
• Estimular a inovação - a inovação não é necessariamente intrínseca à empresa, ou seja, ideias disruptivas podem, sim, surgir a partir da observação de outras realidades.
• Economizar tempo, investimentos e direcionar esforços - quando uma empresa aplica alguma ideia que já foi testada e que gerou resultados para outra, aumenta-se a confiança de que aquela ação será útil, diminuindo os riscos e eventuais gastos com retrabalhos.
• Criar uma cultura de aperfeiçoamento contínuo e solução de problemas mais eficiente;
• Acompanhar e melhorar a análise dos processos e resultados da empresa, ficando sempre consciente do próprio desempenho, dos pontos fortes e fracos;
• Conhecer práticas e estratégias bem sucedidas de empresas mais maduras;
• Diminuir as chances de erros e tomar decisões mais acertadas;
• Profissionalizar processos;
• Alinhar a empresa com as melhores práticas do mercado;
• Motivar equipes ao mostrar o caminho já percorrido em outras empresas, provando que é possível alcançar um objetivo;
• Identificar tendências e ser pioneiro nas mudanças;
• Adotar estratégias mais sólidas, que já foram aplicadas com sucesso e que irão colaborar para o crescimento mais rápido da empresa;
• Trazer decisões mais inteligentes.
Apesar de todas essas vantagens é preciso ter alguns cuidados na hora de analisar a concorrência, o mercado, ou mesmo os setores internos. Afinal, nem tudo o que deu certo em um determinado contexto pode ser aplicado cegamente, esperando-se resultados iguais. Cada empresa é única e um benchmarking bem feito considera a própria realidade, selecionando apenas o que é pertinente.
Desvantagens
O benchmarking pode se tornar desvantajoso quando:
• Não é crítico e analítico e apenas transpõe estratégias, processos e táticas de outras empresas, sem considerar o próprio contexto. Ou seja, acaba trazendo soluções inadequadas;
• Fica limitado ao benchmarking interno, apostando somente nas próprias ideias e soluções. Sem acompanhar a concorrência e o mercado, corre-se o risco de ficar defasado;
• Foca demais nos outros, esquece dos próprios valores, objetivos e características próprias. Perde-se a chance de criar um diferencial e se destacar.
Você sabia?
O Objetivo principal do benchmarking é descobrir como melhorar o desempenho continuamente.
8 Etapas necessárias para um bom benchmarking
1. Análise interna: avaliação minuciosa dos processos internos;
2. Identificar as empresas “de excelência”;
3. Definir métodos e estratégias para captura de dados;
4. Análise de mercado: conhecer as melhores práticas da concorrência;
5. Identificação de lacunas de desempenho;
6. Projeção de níveis de desempenho futuros;
7. Implementação de ações específicas;
8. Retroação: reavaliação contínua.
Reflexão final
• Não adianta achar o conceito sensacional se não colocar a mão na massa. Faça o benchmarking, observe, analise e aplique as melhores práticas.
• Ficar de olho na sua concorrência é importante e recomendado.
• Escutar os seus clientes e tomar decisões que os coloquem em primeiro lugar é uma forma de benchmarking. Concorda?
Espero que tenha gostado do conteúdo deste artigo e consiga aplicar na sua empresa, agregando valor na prática.
Se precisar de ajuda, entre em contato comigo. Será um prazer poder contribuir com seu negócio.