Eficiência e eficácia, sabe o que é? O que o desperdício tem a ver com isso?

Eficiência e eficácia, sabe o que é? O que o desperdício tem a ver com isso?

Publicado em 16 de setembro de 2019

Quando esse tema é abordado nos dias de hoje ainda temos muitas dúvidas e, frequentemente, muita gente aplica esse conceito de forma inadequada em reuniões, apresentações, palestras, etc. Vamos lá, esclarecer então!

Eficiência e eficácia são palavras semelhantes e, muitas vezes, consideradas sinônimos. No entanto, existem diferenças sutis na definição e utilização de ambos os termos.

A eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.
Fonte: www.significados.com.br

Para exemplificar, a eficiência seria a classificação do comportamento de alguém que agiu com perfeição na realização de um determinado trabalho.
Exemplo: “O garoto limpou o tênis com eficiência”.

Já a eficácia abrange um plano mais amplo, não se limitando apenas ao cumprimento de um trabalho, mas sim na resolução total de uma situação.
Exemplo: “O jogador do time adversário fez sozinho 4 gols no jogo, porém ganhamos a partida de 5 a 4 e fomos campeões”.

“Podemos considerar que eficiência está associada a processos e eficácia a resultados”.
"É mais importante para uma organização buscar eficácia ou eficiência?"

Se a empresa está tentando crescer de forma agressiva e tem recursos para isso, otimizar a eficácia pode ser o caminho a seguir.

No entanto, no caso de empresas menores e com menos recursos, buscar operações mais eficientes pode ser uma melhor saída. Isto porque pode maximizar as capacidades que ela já possui.

Quadro ilustrativo sobre as diferenças:

EFICIÊNCIA
• Ênfase nos meios
• Fazer corretamente as coisas
• Resolver problemas
• Salvaguardar os recursos
• Cumprir tarefas e obrigações
• Treinar os subordinados
• Manter as máquinas
• Presença nos templos
• Rezar
• Jogar futebol com arte

EFICÁCIA
• Ênfase nos resultados
• Fazer as coisas certas
• Atingir objetivos
• Otimizar a utilização dos recursos
• Obter resultados
• Dar eficácia aos subordinados
• Máquinas em bom funcionamento
• Prática dos valores religiosos
• Ganhar o céu
• Ganhar a partida

Em resumo, ao ler as definições acima e fazer uma breve reflexão, a conclusão é que ambas são indispensáveis e têm o mesmo nível de importância; contudo, são relativas ao momento.

O que fazer com os desperdícios?

Combater desperdícios e melhorar a eficiência e eficácia dos processos são premissas básicas para dar sustentabilidade a qualquer negócio.


Você sabia?

Um exemplo do sistema de saúde:

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, em 2015 os desperdícios no sistema de saúde provocaram perda superior a R$ 20 bilhões. Na mesma direção, o relatório “O Financiamento da Cobertura Universal”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que entre 20% e 40% de todos os gastos em saúde são desperdiçados por ineficiência.


Mas por que eu deveria combater esses desperdícios?

Existem diversos motivos, mas agora vamos focar em dois principais:

Primeiro: eliminando de forma contínua os desperdícios gerados ao longo de todo o processo, você consegue aumentar o seu nível de competitividade e, consequentemente, se manter mais sustentável no mercado.

Segundo: esta prática constante de mitigar e eliminar desperdícios irá se tornar rotineira em seu negócio e, ao se tornar enraizada e praticada por todos da empresa, será aplicada com maior rapidez e naturalidade.


Os 8 desperdícios do Lean Manufacturing


Não deixe de aprofundar o seu conhecimento sobre esses 8 desperdícios que refletem negativamente na empresa, pois podem gerar custos a mais, além de não gerar tanto lucro quanto deveria. É importante se atentar ao máximo a todo processo, tentar enxergar algum desperdício e procurar resolvê-lo.

O ideal é a empresa funcionar com zero desperdício, conseguindo medir a eficiência e eficácia dos seu processos e, por fim, dos negócios.

1. Talento
2. Estoque
3. Movimento
4. Sobreprodução
5. Transporte
6. Defeitos
7. Espera
8. Sobreprocessamento

Dica valiosa: Curso ON LINE - Gratuito: Despertando para O Lean
www.sebrae.com.br

Reflexão final

As empresas buscam um equilíbrio entre os dois conceitos, pois ambos trazem vantagens. De nada adianta ser eficiente e não gerar resultados para a empresa ou até alcançar as metas, mas atrasar prazos, desperdiçar tempo, etc.

As empresas devem buscar ser eficientes e eficazes ao mesmo tempo, para minimizar custos e maximizar lucros.


Então, se você for eficaz e eficiente, automaticamente vai mitigar o risco de ter desperdício de tempo e dinheiro e isso é fantástico!


Algumas frases de pensadores...

"Não há nada pior que fazer muito bem o que não é necessário fazer."
Internet

“Liderar com eficiência é saber deixar o orgulho de lado. Talvez esta não seja uma dica para sua carreira, mas sim para sua vida.”
Rafael Russon

“A eficiência no serviço é a qualidade do produto.”
Juciano carvalho

“Será que existe um princípio que realmente se aplique a todos os casos? Sim, existe um, é o princípio da eficácia máxima na utilização do espírito e do corpo. Dei a este princípio, de uma generalidade absoluta, o nome de Judô.” 
Jigoro Kano