Gemba, você já conhece? Veja como pode ajudar você! 

Gemba, você já conhece? Veja como pode ajudar você! 

Publicado em 12 de abril de 2019

Gemba é uma palavra japonesa que significa "local real" ou "o lugar onde, a virtude ou a verdade seja, encontrada. Esse termo é similar a expressão Genchi Genbutsu (“Vá Ver”)

Todos nos sabemos que melhorar, otimizar processos e reduzir custos é o caminho sem-volta para se manter competitivo. Somos pressionados todos os dias a encontrar soluções mais ágeis e reduzir custos.

Gemba entra no contexto como uma das diversas ferramentas da filosofia Lean “enxuto”, onde não se deve ter “desperdícios” e tudo pode ser “melhorado”. 

Na pratica o Gemba é utilizado para mapeamento do processo atual, melhores praticas já utilizadas pelos times e levantamento das oportunidades de melhoria.


Você sabia?

Existem empresas no mundo que criam programas para diretores e gerentes para executar Gemba, em um dia e área com horário predefinido.
É uma excelente ideia quando os envolvidos realmente se deslocam até a operação no local real dos problemas, observam e analisam a situação e depois propõem melhorias.

Compartilhando minha experiência, trabalhei em uma empresa, onde tinha uma meta atrelada ao contrato de metas dos gestores para execução do Gemba.

Como exemplo, lembro que o gestor da minha área com outros pares executou o Gemba em uma área de negocio e o resultado foi alterar o processo analisado para “sistema puxado”. Na prática foi possível depois da analise em conjunto de quem esta olhando de “fora da caixa”, reduzir a ociosidade dos recursos e os desperdícios dentro do processo. Consequentemente sem investimentos financeiros em equipamentos ou pessoas teve um aumento na produtividade!

Outro exemplo bem legal e muito gratificante compartilhar, foi quando participei de um Gemba sobre o processo de distribuição e abastecimento de papel A4 nas impressoras da empresa.
Tínhamos o problema do uso indevido do papel e do desperdício diário, devido a grande quantidade de resmas que deixávamos no andar e também é claro a cultura dos usuários na utilização. Após efetuar o Gemba concluímos, que fazia sentido mudar o processo que rodava já a muito tempo e passamos a deixar somente a quantidade de papel para o consumo médio do dia!
Incrível como as pessoas reagem ao ter os recursos disponíveis limitados, ou seja, sem maiores propagandas de marketing ou e-mails para os gestores, o desperdício tendeu a zero, com uma simples mudança no processo.


Principais passos para executar o Gemba?

Passo 1 – Crie uma equipe multifuncional: tenha certeza de pessoas novas na área/processos sejam inclusas no time, pois elas enxergam sem-nenhum viés.

Passo 2 – Vá e veja: a equipe deve visitar o local atual (o Gemba) onde as atividades acontecem (ou os problemas ocorrem).

Passo 3 – Observe e toque: a ideia é começar por meio da observação e toque. Idealmente, a equipe deve gastar no mínimo 10 a 15 minutos em silêncio observando a atividade antes de começar a discussão e a arguição dos operadores do processo.

Passo 4 – Mapear todas as oportunidades de melhorias observadas e inclusive anotar as sugestões informadas pelas pessoas que executam o processo.

Passo5 – Elabore uma proposta de melhoria com ganhos, apontando o antes e depois e apresente ao dono do processo.


Você sabia?

Posso aplicar o Gemba no cliente para entender realmente o ponto de vista do cliente (e como ele experimenta seus produtos), é importante visitar o local em que os clientes utilizam seus produtos (ou serviços).
Agregar valor deve ser resultado esperado após no Gemba cliente. Captando todos os pontos de melhoria para alterar, corrigir um item ou melhorar nossos serviços.

O que abordar durante a execução do Gemba?
• Como o processo opera normalmente?
• Como o processo opera quando as coisas dão errado?
• Quais os tipos de problema que ocorrem?
• Como os problemas são resolvidos?
• Como o processo é gerenciado ou controlado?


O que não se faz durante a execução do Gemba?
• Encontrar defeitos nos outros!
• Punir os colaboradores!
• Ignorar sugestões de melhoria!
• Direcionar as soluções!

Dica 1:
Não economize nas perguntas

• Quanto mais abertas elas forem, melhor! Procure questionar coisas simples com os famosos “o que”, “através do que”, “quando”, para conseguir informações mais amplas sobre o que acontece de verdade.

• Se você focar em perguntas do tipo “por que” ou “como”, é provável que elas venham carregadas do juízo de valor de quem as responde e reflitam apenas um ângulo da situação.




Dica 2:
Quando surgir um problema

• O primeiro passo é ir até o Gemba (visitar o local atual) e procurar encontrar a causa-raiz. 


• Vá ao Gemba! Para entender você precisa ver, identificar os problemas e elaborar planos de ação para solucioná-los!



Reflexão final

• Não adianta achar o conceito sensacional se não colocar a mão na massa. Vá regularmente na operação e faça o Gemba, caminhe, observe e analise.

• Ao reservar um tempinho para essa tarefa, logo você estará apto a reconhecer a forma com que os processos operam, como são gerenciados, quais tipos de problema ocorrem, entre outros diversos detalhes que passarão a ser facilmente reconhecidos e melhorados.

• Documente e reporte todos os ganhos efetivos! “Gestão a Vista” é um excelente caminho de divulgação.



Se quiser aprender mais sobre este assunto ou bater um papo comigo estou aguardando ansiosamente seu contato.