Gestão de conflitos, como tratar no dia a dia?
Gestão de conflitos, como tratar no dia a dia?
Publicado em 17 de Setembro de 2020
O que é um conflito?
Conflito é quando os indivíduos têm interesses, opiniões e processos de pensamento variados e não estão dispostos a comprometer-se uns com os outros, a ouvir o outro lado.
Pensando do lado positivo, o conflito de opiniões pode gerar a inovação e novas maneiras de resolver problemas na empresa ou com clientes no dia a dia. Por outro lado, erros de comunicação ou a tensão interpessoal podem facilmente fazer com que simples discordâncias se transformem em ressentimento ou coisas piores.
Gestão de Conflitos
Você Sabia?
"Pessoas mais felizes formam uma equipe mais integrada e apresentam melhores resultados. O colaborador também deve ser visto como um cliente".
“ O cliente sempre tem razão, não é verdade ! Você deve usar sua empatia para resolver o conflito em questão, demonstrando que se importa com o que aconteceu”.
Principais causas de conflitos
• Diferenças na personalidade: as pessoas vêm de diferentes origens ou culturas e têm suas próprias crenças e valores;
• Falta de comunicação ou mal-entendidos: a falta de comunicação contínua atrapalha o progresso dos projetos;
• Mau atendimento ao cliente: a equipe precisa saber como lidar com as consultas e reclamações de uma maneira que deixe os clientes satisfeitos;
• Local de trabalho mal organizado: o local de trabalho faz uma enorme diferença no comportamento das pessoas, mas as pessoas têm mais probabilidade de direcionar a frustração para uma pessoa do que o próprio espaço.
O que é gestão de conflitos?
Quando falamos em gestão de conflitos, pense em um conjunto de técnicas e ideias destinadas a reduzir os efeitos negativos de uma situação conflituosa e melhorar os resultados positivos para todas as partes envolvidas.
Para ser um bom gestor de conflitos, você deve ser capaz de identificar e lidar com esse tipo de situação de forma sensata, positiva, justa e eficiente.
Alguns benefícios da gestão de conflitos:
• Redução custos;
• Aumento da capacidade de tomar melhores decisões de negócios;
• Melhor retenção de funcionários e clientes;
• Promoção de um ambiente de inovação e criatividade;
• Fortalecimento das relações interpessoais;
• Fomenta uma melhor percepção pública da sua empresa.
Para que serve e como implementar a gestão de conflitos?
A gestão de conflitos acaba servindo como uma excelente e eficaz estratégia de comunicação. Dessa forma, mesmo em um ambiente harmonioso, é comum que haja desentendimentos, então, esse tipo de administração equilibra pensamentos e ações e permite que a empresa dê continuidade ao seu trabalho.
Certo e errado na gestão de conflitos
Cada divergência vai exigir uma solução diferenciada. Na gestão de conflitos, existem algumas orientações sobre o que fazer e o que não fazer para se resolver.
O que é Errado?
Evitar o conflito: acontece quando identificamos o problema, sabe que existirá impacto na entrega final, mas não age imediatamente;
Acomodar-se com o conflito: identificamos a divergência interna ou externa, sabemos dos impactos e avisamos ao cliente que existe uma possibilidade de atraso. Internamente, no entanto, não fazemos nada para atuar sobre a causa do conflito;
Forçar: diante do conflito, toma-se decisões e as impõe. Isso vai gerar uma reação negativa por parte da equipe ou do cliente.
O que é Certo?
Comprometimento e colaboração: buscar o apoio da equipe e do cliente para resolver a divergência e não comprometer os prazos acordados;
O conflito é identificado com assertividade e todos conversam para buscar as melhores alternativas para solução;
O foco não está em buscar culpados ou fazer prevalecer uma opinião sobre a outra. Todos querem que a entrega aconteça com qualidade e efetividade;
As melhores soluções surgem quando há um alto grau de colaboração e de assertividade entre os membros da equipe e do cliente.
Você sabia?
Podemos utilizar a técnica PNP do feedback para tratar conflitos, como?
• Ressaltar os pontos positivos, tende a causar um efeito agradável facilitando a aceitação da “correção”.
• A palavra final de estimulo tem o poder curativo da ferida que o feedback deixa!
Exemplo: Pense em um lanche, onde ele é composto por:
1. Uma fatia de pão = comentário positivo
2. Recheio = o conteúdo negativo que deve comunicado
3. Outra fatia de pão = sua disposição em resolver o problema
As 4 etapas da gestão de conflitos
Agora que você já sabe o que é gestão de conflitos, veja algumas etapas da gestão de conflitos que devem ser seguidas para que esse tipo de situação seja gerenciada com eficiência.
1 – Apure todos os fatos
Não há como fazer uma boa gestão de conflitos sem apurar todos os fatos inerentes à situação conflituosa. “Saia de trás de mesa”
2 – Encontre um meio termo para negociação
Independente do seu estilo de gestão de conflitos, é preciso que as partes envolvidas estejam dispostas a ceder um pouco para que seja possível negociar um meio termo.
3 – Implemente a resolução do conflito
Terminada a etapa de negociação, é hora de implementar a resolução para o conflito.
4 – Acompanhamento dos resultados
Pode acontecer de, após negociar e implementar as resoluções, o conflito não seja totalmente sanado. Isso porque, na prática, as coisas podem acabar não se desenvolvendo de acordo com o que se esperava.
Tendo isso em vista e encerrando as etapas da gestão de conflitos, é importante fazer o acompanhamento dos resultados das soluções implementadas.
A partir disso, é possível ter maior controle sobre os desdobramentos do conflito e garantir que ele seja mitigado.
Dicas de como fazer uma boa gestão de conflitos
• Ataque o problema e não as pessoas;
• Mantenha-se calmo e no controle;
• Pratique a política de ‘portas abertas’;
• Veja o conflito como oportunidade.
Conclusão
Ficou claro o que é gestão de conflitos? Conflito faz parte do nosso dia a dia, precisamos entender a importância de se preparar na condução dos conflitos na empresa ou com os clientes.
Para evitar que isso aconteça, é fundamental saber gerenciar esses momentos conflituosos.
Frases de pensadores sobre conflitos:
Inevitável
Quando um ego esbarra num outro, então, o conflito é inevitável.
Ignorância
O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância!
Luta e Vitória
Dizemos bom o homem cordato, que evita conflitos, mas também dizemos bom o que deseja a luta e a vitória.