O poder das ferramentas Lean ! Conhece?
O poder das ferramentas Lean ! Conhece?
Publicado em 6 de fevereiro de 2020
Quando se fala em ferramentas lean para a melhoria de processos, as pessoas se esquecem é que a origem do lean está no uso de ferramentas para a melhoria dos processos de forma ágil e prática, objetivando a redução dos desperdícios e a criação de um processo “enxuto”.
Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota.
Você sabia?
Existe o Lean Instituto Brasil a 20 anos. Aproveite e visite o website do instituto e conheça mais sobre essa filosofia. https://www.lean.org.br/default.aspx
Isso mesmo “lean não é uma metodologia ou framework”.
Porque usar as ferramentas lean?
5 razões para adotar ferramentas do Lean Manufacturing em sua empresa. Vale observar que a sua razão pode ser diferente da relacionada.
1. Defina seus mapas de processos: Qualquer área de uma empresa possui um processo de trabalho - e todo processo de trabalho pode ser mapeado, certo?
2. Estabeleça fluxos contínuos e flexíveis: Depois das técnicas de mapeamento de processos, tornar a execução flexível e contínua é outra questão possibilitada pelas ferramentas do Lean Manufacturing.
3. Maximize qualidade e produtividade: Se já sabemos que toda área de uma empresa possui um processo de trabalho, podemos também chegar à conclusão de que: quanto mais a qualidade e a produtividade forem potencializadas, maior tenderá ser o número de saída de produtos com maior valor agregado. Ou seja, aqueles produtos que os clientes estão dispostos a pagar.
4. Crie um sistema puxado pelo cliente: Produzir material e informação para estocar eram os objetivos do defasado sistema de gestão em massa, lá do século passado. A utilização das ferramentas do Lean Manufacturing apontam outro conceito: seu setor deve produzir saídas que sejam puxadas pelo seu cliente, seja ele externo ou interno à sua organização.
5. Possibilite a melhoria contínua: E, por fim, não poderia deixar de comentar aqui o conceito de melhoria contínua. Ter hoje um resultado melhor que ontem e amanhã um resultado melhor que hoje é o fundamento básico da metodologia Kaizen.
Você sabia?
Existem 25 ferramentas essenciais do Lean.
Você não precisa utilizar todas, muitas dessas ferramentas podem ser usadas com sucesso isoladamente, o que torna muito mais fácil começar.
Por outro lado, os benefícios serão combinados à medida que mais ferramentas forem usadas, pois, elas apoiam e reforçam umas às outras.
Vou compartilhar com você 11 ferramentas que nos últimos anos utilizei no meu dia a dia para melhorar processos de diversas naturezas.
1. O Lead Time
É uma ferramenta LEAN que tem como objetivo determinar o tempo total do processo, desde sua entrada até a saída do produto final.
Quais os benefícios do lead time reduzido?
Em seu livro "The Toyota Production System, Beyond Large Scale Production"(Productivity Press, 1988), quando perguntado o que estava fazendo a Toyota, Ohno disse:
“Tudo o que estamos fazendo é olhar para a linha do tempo, desde o momento em que o cliente nos dá um pedido até o momento em que coletamos o dinheiro …
2. 5W2H?
O termo pode parecer complicado à primeira vista, mas é muito simples e o que é melhor, muito lógico!
A ferramenta 5W2H nada mais é do que um checklist de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto ou até mesmo em processos dentro da empresa.
3. O Diagrama de Ishikawa
Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe é uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo.
O objetivo é representar as possíveis causas que levam a um determinado efeito.
As causas são agrupadas por categorias previamente definidas (Ex; material, máquina, mão de obra, etc).
4. Poka Yoke
Você sabe o que é “Poka Yoke”; ou “pocá-ioquê”, para os íntimos.
Esse nome, tão curioso, é de origem japonesa e significa “à prova de erros”.
A partir daí, já dá para se ter uma ideia da natureza dessa ferramenta, que foi criada no Japão e implantada no Sistema Toyota de Produção já faz algum tempo.
Objetivo: Dispositivo a prova de falhas
5. O Diagrama de Pareto
É uma ferramenta Lean, que direciona as ações de melhoria de forma mais eficaz, pois você consegue saber onde está a maioria das falhas do processo.
Objetivo: Relacionar em um gráfico as causas dos principais problemas levantados, onde que é possível identificar que 80% das falhas de uma processo estão relacionadas a 20% das principais causas.
6. 5 (cinco) porquês
É uma ferramenta Lean fantástica e, se bem utilizada, vai te ajudar no que interessa!
Ela consiste na repetição da pergunta “Por quê?” diante da questão a ser aprofundada na organização e, com ela, torna-se ainda mais fácil chegar à raiz do problema com clareza, alterando a eficiência da sua gestão e eliminando o problema.
7. SIPOC?
SIPOC é uma ferramenta Lean muito útil, simples e objetiva para mapeamento de processos.
Significado: SIPOC (Suppliers, Input, Process, Output, Clients)
Objetivo: Determinar as entradas, saídas, fornecedores e clientes do processo mapeado.
8. Voz do Cliente
Objetivo: Determinar as necessidades do cliente e a sua percepção sobre o produto ou serviço.
Quais os cuidados ao ouvir a voz do cliente?
Se você acha importante saber a opinião do seu cliente, não deixe de conhecer a ferramenta Lean "VOC" ou Voz do Cliente.
9. Análise SWOT
Também chamada de Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e ameaças, em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente) e usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa.
Devido a sua simplicidade, pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog até a gestão de uma multinacional.
Ela veio da escola de Design e é simples e informal.
10. Muda, Mura e Muri?
São termos tradicionais da língua japonesa que, geralmente, estão relacionados à ferramenta Kaizen (melhoria contínua).
Mais informações, Clique Aqui!!11. Gemba
É uma palavra japonesa que significa "local real" ou "o lugar onde, a virtude ou a verdade seja, encontrada. Esse termo é similar a expressão Genchi Genbutsu (“Vá Ver”)
Todos nos sabemos que melhorar, otimizar processos e reduzir custos é o caminho sem-volta para se manter competitivo. Somos pressionados todos os dias a encontrar soluções mais ágeis e reduzir custos.
Reflexão final
Melhorar o que fazemos no dia a dia, sempre vale muito a pena!
Como surgiu a filosofia Lean?
“Após o final da Segunda Guerra Mundial o Japão encontrava-se destruído pela guerra. Essa destruição fez com que empresas grandes, como a Toyota, passassem a ter dificuldades para continuar o seu processo de produção.
Com suas estruturas e moral devastada, o Japão criou então a JUSE (site), para buscar meios de começar a reconstruir o país. Como eles teriam que recomeçar do zero, eles tinham como uma filosofia que deveriam fazer tudo de novo e bem feito. Com isso contavam com maiores cientistas e engenheiros para ajudar nesse processo...”.
O melhor de tudo é que o Lean tem como o seu principal fundamento colocar as pessoas em primeiro lugar, sejam elas clientes, colaboradores, fornecedores ou qualquer outro, o importante é prezar pelo bem de todos.
O Lean trata-se de uma filosofia de gestão que é composta por técnicas e ferramentas que visam promover a valorização do ser humano e melhorar o desempenho de uma empresa para aumentar a sua competitividade no mercado. Além disso, o Lean ajuda a fazer com que apenas recursos necessários sejam utilizados no processo de produção.
“O que é Lean? é uma das pesquisas mais feita no google nos dias atuais. O Lean se tornou muito popular na década de 90, com isso, muitas empresas passaram a querer conhecer e até mesmo a adotar como teste em suas organizações”.
É praticamente impossível que donos de empresas e pessoas ligadas à área de administração ou engenharias não conheçam esse modo de pensar e atuar no mercado de trabalho.
Algumas frases de pensadores...
“A melhor maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer!”
Walt Disney, desenhista e empresário americano.
“Não pense por muito tempo, faça. Mas não faça por muito tempo, pense.”
Confúcio, filósofo e pensador chinês.
“Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor.”
Steve Jobs, empresário e fundador da Apple.
#lean #ferramentas #inovação #criatividade #educação #reflexão #apreender #mchincoa #mchincoaconsultoria #consultoria