Saiba como a Gestão de Negócios pode mudar a sua vida?

Saiba como a gestão de negócios pode mudar a sua vida?

Publicado em 22 de Dezembro de 2020

“No mundo dos negócios todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois”. Harold Geneen


O que é gestão de negócios?

Gestão de negócios é uma área da administração de empresas responsável por gerenciar as ações planejadas para a concretização de seus objetivos.

Para tanto, concentra esforços não apenas na atuação do administrador, mas depende dos conhecimentos e habilidades de todos aqueles que atuam na empresa.

Você sabia?

Dedicar-se à gestão de negócios significa empenhar-se para que metas e objetivos sejam realizados de modo eficaz e eficiente, com produtividade e lucratividade.

Podemos afirmar que a gestão de qualquer negócio como o reflexo das pessoas que as conduzem. Isso significa que cada negócio tem a cara dos seus “donos”, em todos os aspectos possíveis — dos valores à cultura organizacional.

O perfil da gestão permite que identifiquemos quais os rumos ela seguirá. Quando ela é bem definida e executada, garante que os processos sejam definidos e permite que a rotina permaneça organizada. Torna-se possível identificar ameaças, encontrar oportunidades, buscar diferenciais, estabelecer metas e alcançar a liderança no segmento em que atua.

O papel da gestão de negócios é definir o rumo que a empresa seguirá com base na análise constante dos dados e informações geradas.


Quais são os benefícios da gestão de negócios?

• O primeiro benefício da gestão de negócios é o controle do tempo. Como ela não é focada apenas em ter mais faturamento, a gestão permite conquistar resultados maiores ou mais expressivos utilizando os recursos já existentes na empresa. “Fazer mais com menos”.

• A gestão de negócios proporciona tomadas de decisões rápidas, uma vez que oferece o controle dos indicadores e métricas — mensurando os processos da empresa. O impacto disso tudo é refletido na qualidade dos produtos e serviços oferecidos e a melhoria contínua da estratégia da empresa.

• A boa gestão de negócios é vital para o sucesso da empresa, tanto no que diz respeito à parte financeira quanto o gerenciamento dos profissionais que nela trabalham. Colocar a gestão em prática pode elevar o seu negócio a um patamar mais alto no mercado e ser diferenciado em relação a concorrência.

“Se você quer algo novo, precisa parar de fazer algo velho”.

Vamos lá, quantas vezes você iniciou a gestão de negócios, mas não deu continuidade, pois não tinha um plano ou roteiro para estudar? Na prática estou compartilhando com você, 7 tipos de gestão que vai tirar você do ponto A para o ponto B, ou seja, fazer uma melhor gestão da seu negócio.


Tipos de Gestão, entenda o foco de cada um?

1 - Gestão de Tempo: Foco na definição de prioridades;

Gestão do tempo, nada mais é do que uma maneira prática e eficiente de controlar e fazer a gestão de suas tarefas diárias, e pode até ajudar a melhorar a produtividade do trabalho em equipe.

"Todos nós temos tempo, devemos fazer melhor o uso dele".


2 - Gestão de Conhecimento: Foco na capacitação das pessoas;

Gestão de Conhecimento, falando de forma generalista é o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento para ter retorno financeiro ou aumento de competitividade na empresa ou negócio.

"Não é necessário saber tudo, o importante é ter o conhecimento do que realmente agrega valor para seu negocio".


3 - Gestão do Resultado: Foco na definição de metas e objetivos;

Gestão por resultados tem como fundamento o comprometimento real da equipe e o empenho de todos, inclusive dos gestores, para o cumprimento da meta e objetivos.

"O sucesso da gestão por resultados leva a empresa a enxugar custos, otimizar um projeto ou aumentar a produtividade da equipe".


4 - Gestão de Inovação: Foco no novo, forma diferente de fazer algo;

Gestão de Inovação permite que as ideias inovadoras para os processos internos das empresas sejam estruturadas e aplicadas no negócio. Sendo assim, possibilita que inovações sejam inseridas contextualmente no negócio, ao passo que objetivos sejam alcançados.

"A criação é uma etapa anterior da inovação e o simples fato de desenvolver algo novo, não faz com que ele seja inovador".


5 - Gestão de Pessoas: Foco pessoas certas, motivadas, no lugar certo e felizes;

Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas.

"O grande desafio é a capacidade de trabalhar bem com o outro".


6 - Gestão de Conflitos: Foco em resolver problemas;

Gestão de Conflitos, pense em um conjunto de técnicas e ideias destinadas a reduzir os efeitos negativos de uma situação conflituosa e melhorar os resultados positivos para todas as partes envolvidas.

"Você deve usar sua empatia para resolver o conflito em questão, demonstrando que se importa com o que aconteceu".


7 – Gestão de Finanças: Foco na saúde financeira da empresa.

Gestão de finanças, também conhecido como gestão financeira, é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

“Por trás de todo negócio bem-sucedido, há um planejamento financeiro bem-feito”.


Conclusão


Veja que interessante essa afirmativa!

O gestor é também um líder, aquele que inspira os demais, que orienta, observa, ouve e participa ativamente do dia a dia da empresa. Sem a sua atuação, a administração não seria completa e a empresa não será próspera .


Frases de pensadores:

“Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns”.
Peter Drucker

“Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação”.
Henry Mintzberg

“Para que a implantação de um sistema de gestão tenha sucesso, é importante a integração dos processos aliada à tecnologia, o apoio do suporte, o treinamento e, principalmente, o envolvimento e dedicação de toda a equipe da empresa”.
André de Araújo Campos