Seja um bom liderado

Seja um bom liderado

Publicado em 19 de agosto de 2019

O que é liderado (dicionário informal)?
Característica daquilo que é dirigido ou comandado por um líder, dirigente ou chefe.

Desenvolver ou ter habilidades de liderança tornou-se questão de sobrevivência para profissionais de inúmeras áreas, contudo, pouco se fala a respeito da grande maioria, ou seja, os liderados.

Durante a nossa vida desempenhamos, inevitavelmente, papeis tanto de líder quanto de liderado. E isso acontece de forma natural, sem atentarmos a esse detalhe. Uma pessoa pode ter uma posição de destaque, ser reconhecida e valorizada por seus colegas dentro de um ambiente corporativo, mesmo não exercendo um cargo de comando ou gerência.

Você sabia?

“SER LÍDER É IMPORTANTE; SABER SER LIDERADO TAMBÉM”

Muita gente acredita que um bom liderado é aquele que obedece às ordens de cabeça baixa, “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Mas não é por aí, não.

Um bom liderado também é aquele que possui comprometimento pessoal em qualquer tarefa ou atividade.

O liderado dedicado, competente e respeitoso no dia de hoje, geralmente, é a mesma pessoa que amanhã será o líder por quem todos se sentirão inspirados.


Como ser um liderado protagonista?
Não existe uma fórmula mágica, existem comportamentos ou atitudes!

• Seja humilde
• Seja paciente
• Seja simpático
• Possua espírito de excelência

Não há regras para manter uma relação pessoal e profissional equilibrada, mas é necessário ficar atento às entrelinhas.

Se você é funcionário, saiba que é possível evitar situações constrangedoras. Para isso, não exceda na intimidade e não se vanglorie da liberdade.

Os benefícios de um bom relacionamento interpessoal

Uma empresa não consegue ter sucesso sozinha e o trabalho em equipe é um dos pontos fundamentais para alcançar o êxito.

Para o bem-estar do ambiente corporativo é preciso, além de remuneração e benefícios, investir no relacionamento interpessoal.

Na pirâmide do meio profissional, líder e liderado desenvolvem um papel estratégico para a conquista de objetivos e crescimento tanto na empresa quanto na área pessoal.

O líder deve demonstrar que dá o melhor de si no local de trabalho e assim, despertar em sua equipe o mesmo sentimento de comprometimento. Para isso, deve estabelecer com o seu grupo uma relação de respeito, credibilidade e confiança.

Por sua vez, para o liderado, ter o apoio do gestor proporciona motivação para o trabalho, visão de futuro, oportunidades de desenvolver suas competências, ideias, habilidades técnicas e comportamentais e de alcançar plenamente o sucesso profissional.

Por fim, esta é uma relação de interdependência que deve ser mantida de forma madura, através do respeito mútuo e do entendimento sobre a importância da participação de todas as partes no alcance de resultados para todos.


Ações que o liderado deve ficar longe

• Nunca fale mal do líder! Coloque o seu ponto de vista diretamente com o seu líder em um lugar reservado.

• No dia a dia, problemas com colegas são desnecessariamente criados; se possível resolva, pois levar para o líder sem qualquer tentativa de solução não faz sentido.

• Não ficar alinhado com as metas e objetivos da área - o líder é frequentemente surpreendido.

• O liderado ignora as preferências de estilo de comunicação do líder. Exemplo: o líder prefere ler os detalhes de um relatório antes de discuti-lo, mas o liderado insiste em entrar de improviso na sala do gestor para falar sobre os relatórios semanais. 

• O liderado reclama de tudo e sempre se coloca como vítima, ou então é totalmente dependente de instruções do líder para agir. Em outras palavras, o liderado nunca propõe alternativas e soluções!

Por outro lado, como saber se o seu líder precisa de ajuda?

O líder, como qualquer outro colaborador, é humano e pode falhar – ainda que seu cargo exija muita perfeição. E assim como ele dedica tempo e atenção aos liderados, alguém deve estar atento para ajuda-lo também e, por isso, é importante reconhecer os sinais para entender qual é o momento de dar apoio à sua liderança.

Liderança que desmotiva
Um dos primeiros problemas que pode ser notado na liderança é a falta de motivação do líder e, respectivamente, dos liderados. Quando você percebe que o líder mais desmotiva do que ajuda a equipe, algo não está saindo como deveria e é necessário intervir.

Minimize as interrupções
O tempo do seu líder é um recurso muito limitado. Interrompê-lo custará tempo e pode fazer com que ele perca uma linha de pensamento importante. Caso precise interrompê-lo, reúna todas as perguntas que tem para não fazer isso com muita frequência.

Aprenda como e quando interromper seu líder
Cada pessoa possui preferências sobre a mídia com a qual prefere trabalhar e em que hora do dia prefere lidar com as interrupções. 

Saiba comunicar-se em uma emergência 
Caso uma crise esteja afetando um cliente, com que urgência você deve notificar o líder? Você deve ligar para ele de madrugada ou apenas enviar um e-mail para que veja quando puder?

Saiba quais informações podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão
Cada líder possui preferências diferentes sobre a quantidade e o tipo das informações necessárias sobre determinado assunto ou problema.

Disponibilize os dados corretamente
Algumas pessoas querem ver apenas índices numéricos, enquanto outras querem ver páginas e mais páginas com os dados vistos de diversos ângulos. Quanto ao formato, alguns líderes gostam de ver gráficos de pizza, outros preferem gráficos de barras, outros gostam de ver tabelas repletas de números, etc..

Pergunte para o chefe sobre o que está ocorrendo do outro lado da empresa
É muito importante que ele informe o grupo sobre as expectativas que os líderes dele possuem. Não espere que seu líder faça um trabalho perfeito, portanto, tente ajudá-lo perguntando.

Mantenha um registro preciso de tudo que o seu chefe pedir
Ele pode esquecer-se, mas você não pode. Compreenda bem todas as datas e prazos, o que é esperado de você, etc..

Reflexão final
Se você almeja um cargo ou posição de liderança num futuro próximo, a grande dica é: seja um bom liderado hoje!



Algumas frases de pensadores...

“Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.”
Confúcio

“O funcionário insatisfeito fecha a porta da empresa e, entregas a chave nas mãos do cliente revoltado.”
Juarez de Oliveira

“Aquele que quer aprender a ser chefe tem primeiro que aprender a servir.”
Sólon


E para você, quais são as características essenciais aos liderados? Você tem alguma dica outra dica? Compartilhe esse artigo com sua equipe